Levantamento do Diário

Sobraram mais de 2,3 mil vacinas nos postos da cidade

Naiôn Curcino

"

Quase um mês depois, o saldo da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza é positivo, conforme a Superintendência de Vigilância em Saúde da prefeitura e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. No total, 96,3 mil pessoas faziam parte dos grupos prioritários em Santa Maria. O último levantamento feito pela secretaria de Saúde é que 87 mil pessoas haviam sido imunizadas até quinta-feira. Com a grande procura nos postos no último dia, sexta-feira, a expectativa é que o número de vacinados tenha ultrapassado 90 mil, com folga. Mesmo depois disso, o levantamento feito pelo Diário nos 25 postos de saúde do município mostrou que sobraram pelo menos 2.355 doses, que ainda não têm destino definido.

VÍDEO: médico de Santa Maria esclarece dúvidas sobre a gripe A

Na segunda-feira, a secretária municipal de Saúde, Vania Olivo, deve se reunir com a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel, e com a responsável pelo setor de Imunizações da prefeitura, Ana Mota, para definir o que será feito com as doses que restaram. A reunião está marcada para as 8h. Ainda não foi decidido se a campanha será prorrogada, para que a meta de imunizar 80% das crianças menores de cinco anos e gestantes seja cumprida, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, ou se um novo público-alvo será eleito. É possível que as doses restantes sejam disponibilizadas para professores e policiais, conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, divulgada na sexta-feira.

10 coisas que você precisa saber  sobre a gripe e a vacinação

– Acho que não será prorrogada, mas ainda não está nada certo. Vamos ver quantos foram vacinados, mas dar um enfoque maior para esses dois grupos. Vamos definir o que será feito dependendo da quantidade de vacinas que sobrarem. O fato é que a campanha foi um grande sucesso, tivemos um boa resposta – comemora Selena.

Filas no último dia

Assim como nos primeiros dias da campanha, o último foi de muitas filas na busca pela vacina. No posto José Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, no Centro, por volta das 11h, cerca de 100 pessoas aguardavam na fila. No posto da vila Kennedy, no bairro Salgado Filho, também havia filas, mas o fluxo seguia normal sem interrupções, assim como no Centro.Em alguns locais, quem foi procurar pela imunização perdeu a viagem. Na unidade do bairro Passo das Tropas, o profissional capacitado para aplicar as vacinas não foi trabalhar, e cerca de 50 pessoas que aguardavam antes da abertura da unidade precisaram ir embora. À tarde, a vacinação foi normalizada. O posto Waldir Mozzaquatro, no bairro João Goulart, teve o mesmo problema. Assim como no Passo das Tropas, uma vacinadora foi ao local à tarde e colocou a vacinação em dia.

Foto: Arte DSM
"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Carreta tomba na BR-158 em Val de Serra

Próximo

Justiça determina que obra de creche paralisada há 6 meses seja retomada em Agudo

Geral